sexta-feira, 30 de abril de 2010

cebolas...

“haverá coisa mais normal, mais banal, mais igual a todo mundo, mais previsível, que oferecer um buquê de rosas? com um buquê de rosas estou dizendo: ‘você é igual a todas as outras’. para todas as outras ofereci buquê de rosas. e todas elas disseram e fizeram o que você fez agora. disseram: ‘que lindas’. e cheiraram as rosas. mas se eu desse um buquê de cebolas – que ela receberia com uma risada, sem cheirar – ela saberia que eu lhe estava dizendo: ‘você não é igual às outras. você leu pablo neruda”.
claro que o pai dela ficaria furioso, tentaria me expulsar da casa, por aquele gesto ofensivo, grosseiro. cebolas são entidades malcheirosas, culinárias, eu estava chamando sua filhinha de cozinheira. coitado. normal. literal. via do jeito como todo mundo via. estava de posse de sua razão. não lia pablo neruda. só lia os jornais, via o jornal nacional, usava cueca branca, pijama de bolinha, no restaurante sempre pedia o mesmo prato, não levava a mulher ao motel, e fazia romaria a aparecida. comia tédio como gosto. todo mundo come. é o normal...”
(rubens alves, em “cenas da vida”, referindo-se à “ode à cebola”, de neruda)

Nenhum comentário: