segunda-feira, 17 de maio de 2010

a duquesa suspirou...

lorde henry interrompeu.
- e também a boa reputação. todo efeito que produzimos nos proporciona um inimigo. quem quer ser popular tem que ser uma mediocridade.
a duquesa sacudiu a cabeça.
- isso não funciona com as mulheres. e quem governa o mundo são as mulheres e, posso assegurar, não suportamos mediocridades. nós mulheres, como alguém já disse, amamos com nossos ouvidos, assim como vocês, amam com os olhares. isto é, se é que amam.
- parece que é isso o que fazemos o tempo todo - murmurou dorian.
a duquesa entristeceu, de troça.
- ah, então vocês não conhecem o verdadeiro amor, sr. gray.
- minha cara gladys, como pode falar assim? - interrompeu lorde henry. - todo romance vive da repetição e a repetição converte todo apetite em arte. além disso, cada vez que amamos é a única vez que amamos. a diferença de objeto não altera a exclusividade da paixão, apenas a intensifica. podemos ter, na vida, no máximo, um grande experiência, e o segredo da vida está em repeti-la com a maior frequência possível.
a duquesa fez uma pausa.
- mesmo quando essa experiência nos fere, harry?
- especialmente quando nos fere.
a duquesa virou-se, olhou para dorian gray; nos olhos, a expressão de curiosidade, inquisitiva.
- e você, sr. gray, o que tem a dizer?
dorian hesitou, por instantes. depois, jogou a cabeça para trás, riu.
- eu sempre concordo com harry, duquesa.
- mesmo quando ele está errado?
- harry jamais está errado, duquesa.
- a filosofia dele deixa-o feliz?
- eu jamais procurei a felicidade. de que vale a felicidade? de minha parte, sempre procurei o prazer.
- e o encontrou, sr. gray?
- muitas vezes. muitas vezes.
a duquesa suspirou.
- quanto a mim, procuro a paz...
.
.
.
- você está apaixonada por ele?
a duquesa não respondeu de pronto. apenas contemplou a paisagem, até que, por fim:
- eu gostaria de saber.
lorde henry sacudiu a cabeça.
- sabê-lo seria fatal. o encanto está na incerteza. a bruma torna as coisas maravilhosas.
- mas as pessoas podem se perder.
- ora, minha cara gladys, todos os caminhos conduzem ao mesmo lugar.
- e que lugar é esse?
- a desilusão.
a duquesa suspirou."
(trechos de "o retrato de dorian gray", de oscar wilde)

Um comentário:

Anônimo disse...

" MARAVILHOSO!!!!....COMO SEMPRE... "